Depois da prática de atividades físicas intensas, como corridas, esportes de competitividade ou artes marciais, é comum notar algumas lesões na pele por conta do atrito constante. Esses machucados surgem pela fricção da pele, tanto com a roupa quanto pele com pele, causando irritação, vermelhidão e até mesmo cortes na derme. A SestiniCare separou algumas das mais frequentes lesões dessa natureza para explicar seus surgimentos e como combatê-las de forma rápida e eficiente.

Bolhas: Parceiras dos jogadores de futebol e praticantes de atletismo, as bolhas são um processo de recuperação da pele após queimaduras, atritos constantes, congelamentos, assaduras e exposição a produtos químicos. O líquido que está em seu interior varia entre pus, soro, linfa (que é uma hemácia do sangue) e sangue, mas diferente do que muitos acham, não devem ser estouradas. Esses fluidos são essenciais para a cicatrização do tecido. Neurodermatites (Ou Líquen Simples Crônico): As neurodermatites são anomalias que surgem da coceira ou esfregação constante do nosso maior órgão, a pele, causando a irritação e descamação dela. Existem diversas causas para tal problema, desde os emocionais (estresse, nervosismo, cansaço), passando pelos físicos (agentes agressores e alergias), até chegar nos climáticos (calor, suor ou frio em demasia). Calos e Calosidades: Normalmente convergidos, os conceitos são diferentes. Os calos são superficiais e de aparência regular, geralmente assintomáticos, e surgem de traumas repetitivos, como levantamento de peso. As regiões mais comuns em que aparecem são as mãos e os pés. Já as calosidades são maiores e apresentam dor, ocorrendo sobre protuberâncias ósseas proeminentes. São ligadas ao uso de calçados inadequados para o pé e ao manejo de instrumentos musicais, como a guitarra. Foliculite: Quando ocorre a inflamação de folículos pilosos/capilares (que é onde os pelos são formados), independentemente do local, dizemos que há um quadro de foliculite. A infecção pode ser bacteriana, viral ou fúngica, mas geralmente é ligada à bactéria Staphylococcus aureus, conhecida como estafilococo. Suas causas são: lesões ao se barbear, atrito com roupas apertadas, transpiração, acne, escoriações e fitas adesivas aplicadas sobre a pele. Fenômeno de Koebner: O Fenômeno de Koebner (ou resposta isomórfica) é quando um trauma, ocorrido sobre uma porção previamente saudável de pele, desencadeia o aparecimento de lesões que antes eram restritas às outras áreas do corpo, como psoríase e vitiligo. Esses machucados, que engatilham a propagação, podem ser lacerações, queimaduras, uso de lâminas/ceras de depilação ou até mesmo atritos simples.

Como Prevenir e Combater essas Lesões? A SestiniCare é uma empresa especializada em desenvolver produtos inovadores para proteção corporal e bem-estar. Destacam-se por serem produtos naturais, que previnem e evitam assaduras e bolhas decorrentes de atritos de diversas naturezas, para todos os tipos de pele e pessoas de todas as idades.

Para bolhas e outras adversidades referentes aos calçados, nossa linha Keep Movin’ Care é a mais indicada, pois combina Vitamina E com Cera de Carnaúba. Já em casos de assaduras, principalmente na região das coxas, temos o Keep Body Care, que protege e cicatriza rapidamente as lesões do corpo. Se o foco é em suas mãos, que se encontram ressecadas e com calos, o Keep Hands Care é essencial, porque hidrata e regenera os machucados de forma suave e hidratante. Depois de se depilar ou fazer sua barba, é fundamental passar o Keep Shave Care, que contém agentes anti-inflamatórios que combatem a foliculite do rosto.