O que é?

Foliculite é um tipo de inflamação que acontece em um ou mais folículos pilosos,  onde são produzidos os pelos, e pode acontecer em qualquer lugar da pele onde esses folículos estejam presentes. Apesar de existirem casos mais graves (raros), geralmente, a foliculite se manifesta superficialmente, afetando apenas a parte superior do folículo.  

Principais causas

A causa principal da foliculite é o contato da bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo), que está presente na pele, com o folículo. Isso acontece, muitas vezes, quando a pele é lesionada, como ao usar lâminas de barbear ou quando a região sofre algum tipo de atrito. Além disso, transpiração excessiva, processos inflamatórios (como dermatites e acne), e o uso de curativos de plástico ou fitas adesivas, também podem ocasionar a inflamação na pele.

Sintomas

A foliculite pode ser bem incômoda. A região infeccionada pode ficar avermelhada e inflamada, deixando-a sensível e propensa a coceiras, além disso, é comum o surgimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus, em torno dos folículos pilosos, e de bolhas cheias de pus, que podem se romper e formar pequenas crostas na parte superior.

Mas, como evitar?

É essencial tomar cuidados específicos ao lesionar a pele. Após o barbear, por exemplo, é importante lavar bem a região e investir em um bom pós-barba. O Keep Shave Care é uma ótima pedida nesses casos! Composto por ativos naturais e agentes anti-inflamatório e antibacteriano, o produto evita e combate a foliculite do rosto. Sua ação regeneradora, recupera a pele das lesões causadas pela lâmina, garantindo uma pele protegida e hidratada o dia todo.

Já para lesões ocorridas por atrito (ou lâminas), em outras partes do corpo, o produto mais indicado é o Keep Body Care. A película protetora atua tanto no anti como no pós-atrito, atuando na prevenção e regeneração da pele. Todos os produtos SestiniCare são compostos por ativos e óleos naturais, livres de álcool, parabenos (conservantes artificiais) e petrolatos (derivados de petróleo), por isso, são recomendados para todos os tipos de pele, até as mais sensíveis.