É incrível a sensação de liberdade ao tomar a decisão de fazer uma tatuagem! Nesse momento, você se dá conta de que carregará aquela pequena marca para o resto da vida. 

Você pode até pensar que o ato de fazer uma tatuagem é a parte mais difícil de todo o processo, mas, com certeza a parte mais difícil é ter que se privar de certas coisas, como por exemplo, deixar de comer certos alimentos. 

As informações certas sobre os cuidados pós-tatuagem irão te ajudar neste processo! Neste artigo, separamos 7 dicas para que você possa ter um ótimo processo de cicatrização. 

Cuidados pós-tatuagem: por onde começar

Saber tomar os devidos cuidados após realizar uma tatuagem, além de garantir que a cicatrização da pele tatuada seja muito mais eficiente, evitando fungos, infecções, dermatites e diversos outros problemas causados por bactérias, também garantirá que o desenho fique com as cores perfeitas.

A seguir você conhecerá nossas dicas de ouro para cuidar da sua tatuagem corretamente:

1. Faça a higienização corretamente

A higienização correta da sua tatuagem evita infecções e coceiras. Lave muito bem com sabonete antisséptico antes de trocar o plástico de proteção e passar a pomada. 

Você já pode fazer a higienização no dia seguinte, e deve durar enquanto a pele possuir as casquinhas de cicatrização. 

Você pode higienizar durante o próprio banho, ou reservar um horário do seu dia para focar somente nisso. JAMAIS use buchas e nem sabonetes com cheiros fortes para fazer a limpeza da região, isso pode causar sérias infecções e alergias.

2. Passe um produto cicatrizante corretamente

Caso você já tem uma tatuagem, deve se lembrar que no mesmo dia o tatuador já passou uma pomada na região, não é mesmo? 

Esse é um dos principais hábitos que devem ser mantidos nos cuidados pós-tatuagem. Portanto, você pode utilizar produtos que ajudam na cicatrização, como o nosso Keep Body, perfeito para isso, porque além de ser feito somente com produtos 100% naturais, ele garante a hidratação e a regeneração da pele por meio de uma super película 2 em 1 – Anti & Pós-Atrito – Proteção Invisível + Regeneração com Tucumã, Vitamina E + Ômegas.

Durante os primeiros dias, o ideal é que o produto ou Keep Body seja passado pelo menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, assim a região tatuada não irá te deixar desconfortável.  

3. Vá com calma no papel filme de plástico 

O papel filme sempre será usado junto à pomada no isolamento da região tatuada, isso irá facilitar a absorção de agentes presentes nos cremes e ajuda a evitar infecções e alergias. 

O filme deve ser trocado toda vez que você higienizar tatuagem e não deve ficar muito apertado. O uso indevido do papel filme pode proliferar bactérias. Por isso é muito importante ficar atento. 

4. Vai dar vontade, mas NÃO coce!

É comum que após algumas horas do processo de cicatrização você sinta muita vontade de coçar. Nessas horas, você pode dar alguns “tapinhas” sem força nas mãos. 

Coçar pode causar lesões e desacelerar o processo de cicatrização. Mas caso sua tatuagem esteja coçando muito, o ideal é conversar com o tatuador ou ir visitar um dermatologista, pois talvez seja uma reação alérgica. 

5. Deixe as casquinhas saírem sozinhas

Você vai ficar ansioso para ver o resultado logo, mas NÃO puxe as casquinhas porque elas são essenciais no processo de cicatrização. Deixe as casquinhas saírem sozinhas e continue hidratando com o Keep Body para acelerar a regeneração da pele, essencial no processo de cicatrização. 

Quando a casquinha é removida, sua pele fica completamente exposta correndo mais riscos de infeccionar. Ela está ali por algum motivo, e esse motivo é exatamente esse: proteger a pele que não foi preparada para ser exposta.

6. Evite o sol, praias, piscinas e lagos

Evite o contato da região da tatuagem com o sol por pelo menos um mês. O contato com o sol desacelera a cicatrização e também pode prejudicar a pigmentação da tinta. 

A radiação ultravioleta emitida pelos raios solares atinge diretamente a pele podendo gerar uma inflamação que levará a deformidades no desenho, e o deixará sem vida. Isso acontece com frequência em desenhos coloridos, por conterem uma maior quantidade de tinta.

Sempre que for sair e ficar exposto ao sol, utilize uma roupa que proteja a região. No primeiro mês não é recomendado o uso do protetor solar.

Além de não ficar exposto ao sol, você deve deixar de frequentar ambientes de praia, piscinas e lagos nas primeiras semanas, pelo menos nas primeiras semanas. 

Não deixe sua pele muito exposta à água. Locais com muito sol e com água são mais propícios a conter bactérias infecciosas que podem causar graves processos de infecção.

7. Evite alimentos gordurosos

Comidas muito temperadas, condimentadas e gordurosas podem causar alergias no local tatuado. A carne de porco é um alimento PROIBIDO durante o processo de cicatrização. 

Procure se alimentar de alimentos leves e de origem natural. Coma frutas, saladas, produtos integrais e passe longe de alimentos gordurosos!

Agora, sim. Cuide-se!

Fique atento a todos os sinais. Se sentir que algo está errado, volte ao estúdio de tatuagem ou procure uma clínica dermatológica, nada de se automedicar.

Quando você ver uma tatuagem sem cor e sem vida, você pode até achar que a culpa é do tatuador, mas não é bem assim. Afinal, quando todos os cuidados são feitos da forma correta, além de evitar infecções e deformidades na pele, você garante que sua tatuagem fique com cores vibrantes e sem defeitos estéticos. 

Cuidando corretamente do seu desenho, com certeza você terá uma tatuagem incrível para o resto da vida! 

Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário aqui e conheça a nossa linha completa de dermocosméticos com alto poder natural de regeneração, que protege a sua pele contra atritos, assaduras, bolhas, ressecamento, foliculite e micoses aonde quer que você vá – super indicado também para diabéticos!