Você consegue imaginar a importância dos exercícios para diabéticos? Primeiro vamos entender um pouquinho sobre a diabetes, ela é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, aquele hormônio que regula a glicose no sangue. 

A função da insulina é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia. O corpo precisa dessa energia para a manutenção das células do nosso corpo. No entanto, a atividade física pode ser um grande aliado do tratamento.

Mas não se esqueça, ter uma alimentação saudável é de extrema importância também, além de estar em um tratamento adequado. 

Os exercícios precisam estar em uma rotina em conjunto, para que a pessoa possa ter uma vida mais tranquila, mesmo com essa inconveniente, a diabetes.

Quer entender melhor sobre os exercícios para diabéticos? Continue conosco!

Qual a importância dos exercícios para diabéticos?

A consequência da diabetes é o desconforto. Algumas complicações como retinopatia, insuficiência renal, obesidade e impotência sexual, são muito comuns nos diabéticos, infelizmente.

Então, praticar atividades físicas ajuda a “ajustar os hormônios no corpo”, a insulina, por exemplo. 

Além disso, os exercícios diminuem o colesterol ruim e aumenta o bom, melhora a respiração do diabético, e pode fazer com que o organismo precise menos de remédios.

Por isso, é recomendável que os exercícios sejam feitos pelo menos 3 vezes por semana.

Quais exercícios indicados para diabetes

A pessoa com diabetes pode praticar qualquer tipo de exercício físico, desde que tenha a glicemia abaixo de 250 e não tenha a retinopatia diabética, ou machucados nos pés. 

A caminhada rápida, corrida, pilates, musculação, aulas de dança…

Mas o ideal é ter alguém ao seu lado, pois corre o risco de haver um caso de hipoglicemia e não ter ninguém por perto para ajudar, caso necessário.

Por mais que seja indicada a prática de exercícios físicos, eles não podem ser realizados sem cuidados específicos. Quem tem diabetes precisa de atenção dobrada. 

Tenha controle da glicemia

Um aparelho medidor da quantidade de glicose no sangue é essencial para monitorar se tudo está em um nível adequado, isto é um fato. A ação indicada por profissionais de saúde é medir a glicemia antes e depois dos exercícios. 

A faixa de nível glicêmico recomendada para iniciar uma atividade é entre 120 mg/dl até 250 mg/dl.

Mantenha o cuidado com os pés

Quem tem diabetes deve ter cuidado também com os pés, pois um machucado ou infecção em conjunto com um descontrole glicêmico, pode causar uma úlcera. Assim, qualquer ferimento deve ser logo tratado.

Para isso, um dos produtos mais indicados é o Keep Movin’ Care! O primeiro anti-atrito e pós-atrito do mercado!

Ele funciona tanto para evitar o atrito dos pés com calçados, como para regenerar a pele lesionada, cicatrizando com mais eficácia fissuras e rachaduras no calcanhar. 

Além disso, é resistente ao suor e a água, possui ação hidratante, tratando as rachaduras e lesões nos pés. Claro, por se tratar de um produto SestiniCare, ele é composto apenas por produtos 100% naturais!

O modo de uso dele é bem fácil: após lavar e secar o local afetado, gire a base da embalagem até surgir o produto, raspe a quantidade desejada e aplique com a espátula na área lesionada. Após isso, limpe a espátula para reutilização. Não se esqueça de aplicar no mínimo duas vezes ao dia, e não emprestar para ninguém, uma vez que este é um produto a ser utilizado individualmente para não passar a infecção para outras pessoas. 

Você pode adquirir e conhecer toda a nossa linha de dermocosméticos 100% natural para proteção e regeneração da sua pele em nosso site

Gostou de saber mais sobre exercícios para diabéticos? Deixe o seu comentário!