Você sabia que as micoses de unhas “aparecem” em diabéticos e idosos com mais facilidade? A micose de unha é considerada uma infecção extremamente comum. Isso ocorre porque, os diabéticos e idosos possuem imunidade reduzida, e essa redução auxilia no aparecimento da micose.

Esclareceremos aqui as principais dúvidas sobre a micose das unhas em diabéticos e idosos, para você saber como prevenir, identificar e tratar a infecção logo no início – um problema que é mais frequente na região dos pés.

Continue conosco e entenda tudo sobre micoses! 

O que são as micoses de unha?

A micose de unha, cientificamente chamada de onicomicose, é uma infecção causada por fungos e que tem como consequência a mudança na cor, formato e textura na unha, ficando mais grossa, deformada e amarelada, sendo mais frequente de ser observado o acometimento nas unhas dos pés. 

Os remédios devem ser utilizados apenas com indicação médica, já que há o risco de o grau da micose piorar. Nos casos em que o uso de substâncias orais anti-fúngicas forem necessários, o médico irá prescrever o medicamento adequado para o paciente.

O que faz com que a micose de unha em diabéticos e idosos seja mais frequente?

Afinal, este é um problema bastante comum para todos… Entretanto, a micose de unha em diabéticos e idosos costuma ser muito mais frequente.

Mas isso não acontece por acaso. Existem muitos fatores que contribuem para essa estatística.

O primeiro, e talvez o mais importante, é que diabéticos e idosos normalmente possuem imunidade reduzida quando comparados a outras pessoas.

É claro que, quando o sistema imunológico está funcionando bem, o corpo consegue combater o fungo que se aloja abaixo da unha com maior facilidade.

Além da questão do enfraquecimento da imunidade, com o passar dos anos ou em consequência da diabetes, devemos considerar outro fator: o tratamento da micose de unha requer bastante atenção aos hábitos e a higienização minuciosa dos pés.

É comum que problemas de mobilidade impeçam que idosos dediquem todos os cuidados necessários aos pés e aos calçados.

Orientações para prevenir as micoses de unha em diabéticos e idosos

Uma das partes do corpo mais atingidas pelas micoses são as unhas e os dedos, como já sabemos. Mas você sabia que a boa higiene dos pés, além de alguns cuidados simples, são fundamentais para manter a saúde dessa região? Confira a seguir as nossas dicas:

  • Seque muito bem os pés após o banho;
  • Evite circular descalço em duchas coletivas, bordas de piscinas e praias;
  • Prefira calçados mais abertos e ventilados;
  • Troque de meias todos os dias;
  • Mantenha sapatos e botas higienizados com frequência;
  • Jamais compartilhe utensílios de manicure;
  • Se necessário, utilize o nosso bastão Keep FreeMic Care

O importante é evitar que o problema se agrave. Micoses aparentemente inocentes podem se transformar em problemas sérios em pessoas diabéticas e idosos.

Produtos naturais podem ajudar!

É claro que os produtos 100% naturais são a melhor opção, pois eles não contém parabenos, álcool e pretolanos.

Uma ótima opção é o nosso stick Keep FreeMic Care, pois ele ajuda na cicatrização da lesão, trazendo alívio imediato para os seus dedos dos pés. Além disso, é resistente ao suor e a água, possui ação hidratante, tratando as micoses e frieiras e também o combate delas. Claro, por se tratar de um produto SestiniCare, ele é composto apenas por produtos 100% naturais!

O modo de uso dele é bem fácil: após lavar e secar o local afetado, gire a base da embalagem até surgir o produto, raspe a quantidade desejada e aplique com a espátula na área lesionada. Após isso, limpe a espátula para reutilização. Não se esqueça de aplicar no mínimo duas vezes ao dia, e não emprestar para ninguém, uma vez que este é um produto a ser utilizado individualmente para não passar a infecção para outras pessoas. 

Você pode adquirir e conhecer toda a nossa linha de dermocosméticos 100% natural para proteção e regeneração da sua pele em nosso site

Gostou de saber mais sobre como evitar micoses e frieiras? Deixe o seu comentário! 🙂